Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Uso de indicadores de nível local para análise espacial da morbidade por diarreia e sua relação com as condições de vida / Use of local level indicators for the spatial analysis of morbidity due to diarrhea and its relation with lifestyle conditions

Torres, Raquel Marica Cardoso; Bittencourt, Sonia Azevedo; Oliveira, Rosely Magalhães de; Siqueira, Alexandre San Pedro; Sabroza, Paulo Chagastelles; Toledo, Luciano Medeiros de.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 18(5): 1441-1450, Mai. 2013. ilus, graf, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-674748
Nos países em desenvolvimento, cada criança, apresentou em média três episódios de diarreia por ano, no século XX. No Brasil, a diminuição do número de óbitos por diarreia esteve mais associada à aplicação de técnicas de controle do que por transformações nas condições de vida. Este artigo tem por objetivo analisar a distribuição espacial da morbidade por diarreia em crianças e sua associação com condições de vida. Estudo ecológico, tendo como unidade de análise os bairros do município de Itaboraí. A população do estudo foram as crianças < 5 anos hospitalizadas por diarreia, nos anos 2006 a 2009, disponíveis no SIH. Foram estabelecidos os indicadores Razão de Internações por Diarreia (RID) e Indicador Composto de condições de vida (ICV). As diarreias ainda representam elevada parcela das hospitalizações em crianças (15,5% entre 2006 e 2009). A RID foi elevada no período (69,7 hospitalizações/ 1.000 NV). A análise espacial identificou que os bairros com maiores valores de RID foram, em sua maioria, aqueles com maiores aglomerações populacionais e melhores condições de vida.
Biblioteca responsável: BR1.1