Your browser doesn't support javascript.
loading
Utility of the Neuropsychiatric Inventory Questionnaire (NPI-Q) in the assessment of a sample of patients with Alzheimer's disease in Chile.
Musa, Gada; Henríquez, Fernando; Muñoz-Neira, Carlos; Delgado, Carolina; Lillo, Patricia; Slachevsky, Andrea.
Afiliação
  • Musa G; Unidad de Neurología Cognitiva y Demencias, Hospital del Salvador, Providencia, Santiago, Chile.
  • Henríquez F; Centro de Salud y Rehabilitación Capredena, La Florida, Santiago, Chile.
  • Muñoz-Neira C; Departamento de Fisiopatología, ICBM y Departamento de Neurociencia Oriente, Facultad de Medicina, Universidad de Chile, Providencia, Santiago, Chile.
  • Delgado C; Universidad de los Andes, Santiago, Chile.
  • Lillo P; Unidad de Neurología Cognitiva y Demencias, Hospital del Salvador, Providencia, Santiago, Chile.
  • Slachevsky A; Centro de Investigación Avanzada en Educación. Universidad de Chile.
Dement Neuropsychol ; 11(2): 129-136, 2017.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-29213504
RESUMO
O Questionário de Inventário Neuropsiquiátrico (NPI-Q) é um instrumento baseado em informantes que mede a presença e a gravidade de 12 Sintomas Neuropsiquiátricos (NPS) em pacientes com demência, bem como o sofrimento do informante. OBJETIVO: Avaliar as propriedades psicométricas do NPI-Q e a prevalência de NPS em pacientes com doença de Alzheimer (DA). MÉTODOS: Foram avaliados 53 pacientes com DA. Eles foram divididos em dois grupos diferentes: AD leve (n=26) e AD moderado (n=27). A validade convergente foi estimada correlacionando os resultados do NPI-Q com os escores do Inventário Neuropsiquiátrico (NPI) e um teste de eficiência cognitiva global (Addenbrooke's Cognitive Examination - Revised - ACE-R). A confiabilidade do NPI-Q foi analisada pelo cálculo da sua consistência interna. A prevalência de NPS foi estimada com NPI e NPI-Q. RESULTADOS: Foram observadas correlações positivas e significativas entre NPI-Q, NPI e ACE-R (r=0,730; p<0,01 e 0>315; p<0>05). O instrumento apresentou um nível adequado de confiabilidade (alfa de Cronbach=0J83). Os NPS mais prevalentes foram apatia/indiferença (62,3%) e disforia/depressão (58,5%). CONCLUSÃO: O NPI-Q apresenta indicadores de validade e confiabilidade aceitáveis em pacientes com DA, o que indica que é um instrumento adequado para a avaliação rotineira de NPS na prática clínica.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Risk_factors_studies País/Região como assunto: America do sul / Chile Idioma: En Revista: Dement Neuropsychol Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Article País de afiliação: Chile

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Risk_factors_studies País/Região como assunto: America do sul / Chile Idioma: En Revista: Dement Neuropsychol Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Article País de afiliação: Chile