Your browser doesn't support javascript.
loading
[Historical evolution of World Health Organization guidelines on antimicrobial resistanceEvolução histórica da Organização Mundial da Saúde e a resistência aos antimicrobianos]. / Evolución histórica de la Organización Mundial de la Salud y la resistencia a los antimicrobianos.
Vázquez-Cabrera, Nixache; Espinosa-Márquez, Araceli; Cedillo-Ramírez, María Lilia.
Afiliação
  • Vázquez-Cabrera N; Instituto de Ciencias Benemérita Universidad Autónoma de Puebla México Instituto de Ciencias, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, México.
  • Espinosa-Márquez A; Instituto de Ciencias de Gobierno y Desarrollo Estratégico Benemérita Universidad Autónoma de Puebla México Instituto de Ciencias de Gobierno y Desarrollo Estratégico, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, México.
  • Cedillo-Ramírez ML; Centro de Detección Biomolecular Benemérita Universidad Autónoma de Puebla México Centro de Detección Biomolecular, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, México.
Rev Panam Salud Publica ; 47: e51, 2023.
Article em Es | MEDLINE | ID: mdl-36843661
RESUMO
Objetivo: Apresentar a evolução das diretrizes sobre políticas públicas de saúde voltadas para a resistência microbiana a medicamentos ou resistência aos antimicrobianos (RAM) publicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de 1948 a 2022. Além disso, mencionam-se outras ações governamentais relacionadas. Métodos: Procedeu-se a uma revisão detalhada dos arquivos da Assembleia Mundial da Saúde e do Conselho Executivo da OMS. Realizou-se uma análise textual das resoluções sobre RAM, que orientam a formulação de políticas e ações governamentais para os Estados Membros da OMS. Fez-se também uma busca sistemática nas plataformas SCOPUS e Pubmed e na literatura cinzenta, com a categoria de análise "políticas públicas de saúde sobre RAM". Resultados: A RAM tornou-se a maior ameaça à saúde pública e prejudica o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Apresentamos as resoluções da OMS como evidência de diretrizes para combater a RAM. Nesses termos, mencionam-se a abordagem "Saúde Única" e estratégias, iniciativas, planos e programas relacionados. Identificou-se uma lacuna na pesquisa e no desenvolvimento de novos antimicrobianos, o que requer uma análise mais aprofundada. Conclusões: A OMS envidou esforços para combater a RAM, o que levou ao desenvolvimento integral de políticas públicas de saúde a serem aplicadas pelos Estados Membros, em conformidade com a soberania de seus governos.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Guideline / Prognostic_studies Idioma: Es Revista: Rev Panam Salud Publica Assunto da revista: SAUDE PUBLICA Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Guideline / Prognostic_studies Idioma: Es Revista: Rev Panam Salud Publica Assunto da revista: SAUDE PUBLICA Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article