Your browser doesn't support javascript.
loading
Working conditions in primary health care in the COVID-19 pandemic: an overview of Brazil and Portugal. / Condições de trabalho na atenção primária à saúde na pandemia de COVID-19: um panorama sobre Brasil e Portugal.
Santos, Renato Penha de Oliveira; Nunes, João Arriscado; Dias, Nicole Geovana; Lisboa, Alisson Sampaio; Antunes, Valeska Holst; Pereira, Everson Justino; Barbosa, Swedenberger do Nascimento.
Afiliação
  • Santos RPO; Centro de Ciência da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. R. Almirante Barroso 173, Rio Vermelho. 41950-350 Salvador BA Brasil. renatopenha@ufrb.edu.br.
  • Nunes JA; Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra. Coimbra Portugal.
  • Dias NG; Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra. Coimbra Portugal.
  • Lisboa AS; Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Uberlândia. Uberlâdia MG Brasil.
  • Antunes VH; Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro RJ Brasil.
  • Pereira EJ; Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro RJ Brasil.
  • Barbosa SDN; Departamento de Medicina em Atenção Primária à Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro RJ Brasil.
Cien Saude Colet ; 28(10): 2979-2992, 2023 Oct.
Article em Pt, En | MEDLINE | ID: mdl-37878939
RESUMO
A pandemia de COVID-19 pressiona os sistemas públicos de saúde no mundo desde 2020. Este artigo pretende discutir as condições de trabalho na atenção primária à saúde (APS) no Brasil, dialogando também com os cuidados de saúde primários (CSP) em Portugal no cenário pandêmico. Para isso, apresentam-se dados da pesquisa "Condições de trabalho dos profissionais de saúde no contexto da COVID-19 no Brasil", para posterior discussão com o relatório das Unidades de Saúde Familiar - Associação Nacional (USF-AN) sobre os CSP em Portugal. No Brasil, no recorte amostral de 3.895 profissionais de saúde da APS, foram percebidos: múltiplos vínculos trabalhistas, falta de apoio institucional e de treinamentos específicos, convívio com fake news e falta de coesão política entre as autoridades sanitárias, com alterações significativas na saúde mental desses trabalhadores. Em Portugal, destacaram-se o aumento da carga horária de trabalho e presença de síndrome de burnout entre os profissionais das USFs. A pandemia impactou de forma significativa a saúde e o cotidiano de trabalho dos profissionais de saúde na APS e nos CSP. Porém, o contexto brasileiro foi mais adverso devido às fake news e às divergências na condução do combate à pandemia, pela atuação e negacionismo do governo federal.
Assuntos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: COVID-19 Limite: Humans País/Região como assunto: America do sul / Brasil / Europa Idioma: En / Pt Revista: Cien Saude Colet Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: COVID-19 Limite: Humans País/Região como assunto: America do sul / Brasil / Europa Idioma: En / Pt Revista: Cien Saude Colet Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article