Análise das causas de internação de idosos segundo a classificação de condições sensíveis à atenção primária: estudo da evolução temporal no Estado do Rio de Janeiro / Analysis of the causes of hospitalization of elderly according to the classification of primary care sensitive conditions: study of the temporal evolution in the state of Rio de Janeiro
Rio de Janeiro; s.n; 2012. 71 p. tab, graf.
Thesis
em Pt
| TESESFIO, FIOCRUZ
| ID: tes-4824
Biblioteca responsável:
BR526.1
Localização: ENSP; T362.6, M357a
RESUMO
Introdução:
Nos anos 1990 foi elaborado um indicador que propõe avaliar a qualidade dos serviços oferecidos pela rede primária de saúde a partir do monitoramento deinternações hospitalares por um grupo de diagnósticos potencialmente evitáveis pela atuação adequada da atenção primária. Este grupo de diagnósticos foi denominado como Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP). No contextode mudanças no perfil epidemiológico e demográfico do Brasil, torna-se de grande importância estudos sobre as causas de internação mais frequentes e a possibilidade de evitá-las.Objetivos:
Analisar a evolução temporal das internações de idosos de 60 a 74anos segundo a classificação de Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária e identificar sua relação com indicadores de acesso aos serviços primários de saúde oferecida pelo SUS aos idosos residentes no Estado do Rio de Janeiro (RJ) noperíodo de 2000 a 2010. Material eMétodos:
A partir das informações do SIH identificaram-se as ICSAP de idosos e calcularam-se as proporções e taxas segundo sexo, faixa etária e grupos de causas. Para análise da evolução temporal das ICSAP, calcularam-se as variações relativas percentuais de cada causa considerada ICSAP. Por fim, realizaram-se testes de Correlação de Pearson entre as taxas de ICSAP eindicadores de acesso à rede de atenção primária provenientes do SIAB.Resultados:
No RJ, entre 2000 e 2010, reduziu-se acentuadamente o risco de internações dos idosos por CSAP, para os ambos os sexos, especialmente a partir de 2006. Apesar das maiorestaxas de ICSAP nos idosos de 70 a 74 anos, apresentaram, a partir de 2006, a maior redução do risco de internação, ocasionando a similitude de risco segundo faixa etária. Por outra parte, constatou-se o maior risco masculino de internações por CSAP.Palavras-chave
Texto completo:
1
Base de dados:
FIOCRUZ
/
TESESFIO
Assunto principal:
Atenção Primária à Saúde
/
Qualidade da Assistência à Saúde
/
Sistema Único de Saúde
/
Idoso
/
Saúde da Família
/
Acessibilidade aos Serviços de Saúde
/
Hospitalização
Limite:
Aged
/
Aged80
/
Humans
Idioma:
Pt
Ano de publicação:
2012
Tipo de documento:
Thesis