Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Distribuição dos Fonoaudiólogos que Atendem ao SUS no Estado da Paraíba, Brasil / Distribution of Speech Therapists Working in the Brazilian Health Care Systemin Paraíba State, Brazil

Silva, Larissa Janine Marques da; Castro, Ricardo Dias de; Cruz, Eva Carolina Fonseca de Rezende; Macedo, Marcela Leiros Maciel; Luckwu-Lucena, Brunna Thais.
Rev. bras. ciênc. saúde ; 21(4): 299-306, 2017. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1005669

Objetivo:

Analisar a distribuição dos fonoaudiólogos inseridos no SUS no estado da Paraíba, nos anos de 2010 a 2014. Material e

Métodos:

Trata-se de um estudo transversal em que as unidades de análises foram os municípios do Estado da Paraíba, Brasil. Foram utilizados dados secundários do Sistema de Informação em Saúde (SIS) do Ministério da Saúde (MS) ­ o DATASUS e analisados os dados referentes ao quinquênio 2010-2014. Os municípios paraibanos foram analisados segundo distribuição dos fonoaudiólogos que atuam no SUS, os tipos de estabelecimentos de saúde e o índice quantidade de fonoaudiólogos por dez mil habitantes.

Resultados:

Foi observado que 52% dos municípios (116) possuem o fonoaudiólogo na sua rede pública de saúde, entre os anos de 2010 e 2014. Houve um aumento no quantitativo de fonoaudiólogos nos 116 municípios analisados no decorrer dos anos analisados, quando distribuídos por tipo de estabelecimentos de saúde. Há uma distribuição irregular de fonoaudiólogos no estado, havendo maior concentração no primeiro núcleo regional de saúde, seguido do terceiro e segundo.

Conclusão:

O crescimento na distribuição de fonoaudiólogos que atuam no SUS nos anos de 2010 a 2014 foi significativo. Destaca-se a concentração desse profissional atuando na atenção especializada, como também o aumento no número fonoaudiólogos nos NASF. Contudo, há discrepância quanto a distribuição desse profissional no estado da Paraíba. (AU)
Biblioteca responsable: BR8.1
Ubicación: BR8.1; v.21, n.4