Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Avaliação de Resultados da Assistência em Saúde Mental por Usuários / Evaluation of Mental Health Care Results by Users

Bessa, Mônica Silva de; Araújo Filho, João de Deus de; Azevedo, Dulcian Medeiros de; Salvetti, Marina de Góes; Torres, Gilson de Vasconcelos.
Rev. bras. ciênc. saúde ; 23(1): 89-96, 2019. tab.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1009246

Objetivo:

avaliar os resultados da assistência em saúde de um centro de atenção psicossocial (CAPS).

Metodologia:

estudo avaliativo, com delineamento não experimental, realizado num CAPS I do oeste potiguar, entre os meses de março e abril de 2014. Foram entrevistados 32 usuários do serviço, com aplicação de instrumento de pesquisa desenvolvido pelos autores, a partir de quatro domínios autonomia, relacionamento, volição e crises. Dados analisados por meio de estatística descritiva.

Resultados:

Os usuários predominantes eram homens (56,3%), com idade entre 34 e 43 anos (40%), casados (87,5%), ensino fundamental I incompleto (50%), moradores da zona urbana (65%). O transtorno de humor e/ou afetivo foi o diagnóstico principal, sendo 57,1% entre as mulheres. Recebiam tratamento entre sete e oito anos no CAPS pesquisado (49,3%), compareciam ao serviço duas vezes por semana (46,5%). Referiram internamento hospitalar a menos de um ano (9,4%). Os domínios para avaliação dos resultados da assistência obtiveram melhoras após o tratamento no CAPS, com destaque para "Crises" (78,1%) e "Relacionamento" (71,9%). A avaliação de serviços de saúde mental por usuários é um mecanismo que pode contribuir para sua autonomia, gestão do cuidado e do serviço.

Conclusão:

Os resultados da assistência em saúde foram positivos em todos os domínios avaliados. O serviço pesquisado possui fragilidades no tocante ao fluxo de atendimento do usuário, participação familiar, condução da agenda terapêutica, implementação de projeto terapêutico singular e ampliação de atividades extramuros. (AU)
Biblioteca responsable: BR8.1
Ubicación: BR8.1; v.23, n.1