Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Determinantes e Condições de Saúde Bucal em Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais / Determinants and Oral Health Care Conditions in Children and Adolescents with Special Needs

Caregnato, Ellem Fabiola; Simonatto, Laura Stieven; Luciett, Deison Alencar.
Rev. bras. ciênc. saúde ; 23(2): 233-244, 2019. tab., graf.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1015141
A saúde bucal de indivíduos com necessidades especiais depende em grande parte dos pais, dos responsáveis e de cuidados oferecidos em serviços educacionais e de saúde.

Objetivo:

descrever os hábitos alimentares, os cuidados em saúde bucal e o índice CPO-D de crianças e adolescentes matriculados nas APAEs dos Municípios de São Domingos/ SC e Xaxim/SC.

Resultados:

Participaram da pesquisa todos os 35 alunos com idades entre 5 e 17 anos, com Síndrome de Down, Síndrome do X-frágil, Síndrome de West e Paralisia Cerebral. Foram utilizados questionários direcionados aos pais ou responsáveis e realizados exames bucais para verificar biofilme visível e o ataque da doença cárie. Foi identificado que existe grande preferência por alimentos e bebidas doces e elevado consumo após ou entre as refeições. Os pais relataram dificuldades para realizar a higiene bucal. Ocorreram limitações no uso do fio dental e no número e qualidade das escovações, comprovados pela grande quantidade de biofilme em todos os examinados. O CPO-D na faixa dos 12 aos 17 anos variou de 0 a 7, com média de 3,3.

Conclusão:

Os achados apontam para a necessidade de abordagem conjunta entre os familiares, os pacientes, as escolas e os serviços odontológicos com vistas à promoção de melhores condições de saúde bucal às crianças e adolescentes com necessidades especiais. (AU)
Biblioteca responsable: BR8.1
Ubicación: BR8.1; v. 23 , n. 2