Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Brincadeiras indígenas do povo tembé do alto rio guamá: diálogo entre a tradição e a modernidade / Indigenous churches of the people tembé of the high river guamá: dialogue between tradition and modernity / Indigenous churches of the people tembé of the high river guamá: dialogue between tradition and modernity

Souza, Maria Leidiane Barboza; Ribeiro, Vivian Florêncio; Baptista, Tadeu João Ribeiro; Araujo, Patrícia do Socorro Chaves de.
Licere (Online) ; 22(2): 452-475, junho.2019. ilus, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1021175
O objetivo do estudo foi analisar as brincadeiras de raízes indígenas do povo Tembé do Alto Rio Guamá, considerando a existência de uma relação ambivalente entre tradição e modernidade. Para tanto, delimita o olhar sobre as brincadeiras tradicionais direcionadas pela abordagem qualitativa. Num primeiro momento, foi realizado um levantamento bibliográfico e, posteriormente, trabalho em campo para coleta de dados que aconteceu por meio de entrevistas guiadas com participação indígenas. Analisou-se a influência social e cultural do uso das tecnologias no cotidiano das crianças indígenas, onde as mesmas têm se apropriado da identidade de sua comunidade, substituindo silenciosamente os hábitos tradicionais que geravam interação com a comunidade e o meio ambiente. Relacionando as brincadeiras que fazem parte da cultura indígena com as brincadeiras atuantes de culturas externas buscou-se respostas para os seguintes questionamentos As brincadeiras de raiz do povo Tembé do Alto Rio Guamá tem se modificado com a influência tecnológica dos povos externos? De que forma é possível manter a tradição das brincadeiras tradicionais frente aos avanços da tecnologia no mundo moderno?
Biblioteca responsable: BR21.1