Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

A implantação do Núcleo Interno de Regulação em Hospital Público Terciário ­ A experiência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo / Implementation of the Internal Regulation Committee in a Tertiary Public Hospital ­ The experience of General Hospital of Ribeirão Preto Medical School of the University of São Paulo

Laurindo, Mariana Candida; Morais, Aline Araújo Lopes; Ferreira, Alex Junior; Cerantola, Rodrigo; Barbosa, Luciane Brito; Pereira, Jullie Giacomini da Cruz; Jardim Volpe, Gustavo; Pazin-Filho, Antonio.
Medicina (Ribeiräo Preto) ; 52(1)jan.-mar.,2019.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1024829
RESUMO

Introdução:

O Núcleo Interno de Regulação (NIR) é uma das estratégias de gestão criadas pela Política Nacional de Atenção Hospitalar do Ministério da Saúde em 2013. Visa a organização do acesso à consultas, serviços diagnósticos e terapêuticos e aos leitos de internação, sendo fundamental o conhecimento do perfil epidemiológico e ajuste de seus processos de trabalho de modo a garantir o fluxo no sistema de saúde. Como as normas para implantação só foram realizadas em 2018, vários serviços implantaram o NIR sem diretrizes e há necessidade de se avaliar o grau de implantação.

Objetivo:

Avaliar o nível de implantação do NIR em duas unidades de um complexo hospitalar público terciário.

Metodologia:

Estudo de avaliação, exploratório, descritivo e longitudinal, realizado em duas unidades de internação hospitalar público terciário implantadas no primeiro semestre de 2016 (Unidade de Emergência) e no primeiro semestre de 2017 (Unidade Campus).

Resultados:

Devido à natureza de sua vocação (eletivo ou urgência), observou-se perfil epidemiológico distinto nas unidades, embora tenha sido possível a construção de processo e análise de SWOT integrada para efeitos de tomada de decisão e planejamento. De acordo com os pilares propostos pelo Manual, ambas em maior ou menor grau apresentam iniciativas recomendadas. Mas, por outro lado, os entrevistados reforçam a necessidade de maior investimento para aprimorar o processo.

Conclusão:

É necessário o estabelecimento de uma política de implantação dos NIR's com referenciais objetivos que possam ser pontuados e permitam o acompanhamento temporal do seu desenvolvimento. (AU)
Biblioteca responsable: BR26.1