Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Perfil de estomizados com diagnóstico de neoplasias cadastrados em uma associação / Stomized profile with diagnosis of neoplasms registered in an association

Sena, Julliana Fernandes de; Medeiros, Lays Pinheiro de; Melo, Marjorie Dantas Medeiros; Souza, Amanda Jéssica Gomes de; Freitas, Luana Souza; Costa, Isabelle Katherinne Fernandes.
Rev. enferm. UFPE on line ; 11(supl.2): 873-880, fev.2017. ilus, tab
Artículo en Portugués | BDENF - Enfermería | ID: biblio-1032381

Objetivo:

identificar o perfil de pacientes estomizados com diagnósticos de neoplasias cadastrados em uma associação.

Método:

estudo descritivo, retrospectivo, de abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos por consulta aos documentos impressos denominados de fichas cadastrais. As variáveis estudadas sexo, faixa etária, cor, estado civil, renda, escolaridade, diagnóstico de câncer para a realização da estomia, tipo de estoma e duração da estomia. Para o banco de dados e análise, utilizou-se tratamento estatístico, a partir do programa de informática Microsoft Office Excel 2010®, com estatística descritiva.

Resultados:

havia 697estomizados cadastrados na associação e 456 tiveram diagnóstico de câncer para a confecção da estomia. Desses, 59,9% são do sexo feminino; 65,6% são maiores de 59 anos; 45,2% de pacientes são pardos; 55,9% são casados; 38,4% possuíam ensino fundamental incompleto; 62,5% tinham renda de até um salário mínimo;61,7% estavam com diagnóstico de câncer de reto e 57,0% possuem estomia definitiva.

Conclusão:

o perfil dessa clientela facilitará a prática clínica, as ações, o planejamento e a implementação de uma Política Nacional de Atenção, bem como a construção da caracterização epidemiológica desse grupo.
Biblioteca responsable: BR9.1