Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Qualidade de morte em cuidados paliativos oncológicos: estudos de casos múltiplos / Quality of death in palliative cancer care: a multiple case studies

Lenhani, Bruna Eloise.
Curitiba; s.n; 20151216. 144 p. ilus.
Tesis en Portugués | LILACS, BDENF - Enfermería | ID: biblio-1037985

Objetivos:

Avaliar a qualidade do processo de morte do paciente com câncer avançado em cuidados paliativos.

Metodologia:

Pesquisa descritiva utilizando-se o método de estudo de casos múltiplos. Adotado como proposição Os cuidados paliativos apresentam uma boa qualidade de morte. Realizado no serviço de cuidados paliativos de um hospital geral do município de Curitiba. A coleta ocorreu de março a agosto, 2015. As unidades de análise são seis pacientes com câncer avançado em cuidados paliativos e três cuidadores principais. As coletas de dados ocorreram semanalmente. Coletou-se informações sobre perfil sociodemográfico e clínico dos pacientes e perfil sociodemográfico dos cuidadores principais e aplicou-se a escala Palliative Performance Status e a Escala de Avaliação de Sintomas de Edmonton. Foi realizada uma entrevista com o cuidador principal, quando o paciente estava na fase final de vida e sem condições de comunicação oral.

Resultados:

Das seis unidades de análise, cinco eram do sexo masculino, destes três apresentavam câncer de próstata, um de bexiga e um de vias biliares extra-hepática; a paciente feminina com câncer de estômago. Todos com idade superior a 50 anos e estavam aposentados. As três cuidadoras principais, eram do sexo feminino, filhas das unidades de análise, porém somente duas aceitaram participar. Os sintomas que interferiram na qualidade do processo de morte foram; ansiedade, depressão, apetite, cansaço, dor e falta de ar. As categorias elencadas sentimentos vivenciados pelo paciente em relação ao processo de morrer e à morte e sentimentos vivenciados pelas cuidadoras principais em relação ao processo de morte e à morte. Os pacientes vivenciam o medo, revolta, esperança, sensação de proximidade com a morte e calma; e os sentimentos expressos pelas cuidadoras principais foram dificuldade de autocuidado, medo de sofrer após a morte do pai e esperança de que a situação se reverta e eles voltem para casa. A qualidade do processo de morte das unidades de análise teve escore ruim. Considerações Finais a proposição inicial não foi sustentada, pois as unidades de análise não apresentaram boa qualidade de morte, devido ao não controle dos sintomas físicos e psicológicos, a não experiência do conforto, dignidade/respeito. Os objetivos foram alcançados. Observou-se a necessidade de elaboração de um instrumento com escores preditivos para avaliação da qualidade de morte, e o desenvolvimento de novos estudos na temática. É necessário ampliar as discussões sobre a morte, para melhorar a assistência e consequentemente melhorar a qualidade de morte dos pacientes em cuidados paliativos.
Biblioteca responsable: BR501.1
Ubicación: BR501.1; 616.994, L566