Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Violência doméstica na gestação: aspectos e complicações para mulher e o feto / Domestic violence in pregnancy: aspects and complications for women and the fetus

Araújo, Danielle Lima; Barbosa, Izabela Aparecida; Coimbra, Natany Xavier; Costa, Christina Souto Cavalcante.
Artículo en Portugués | Coleciona SUS (Brasil), CONASS, SES-GO | ID: biblio-1095987

Objetivo:

descrever o tipo de agressão sofrida pela mulher no período da gestação, bem como as conseqüências para o binômio mãe-filho.

Método:

estudo bibliográfico, descritivo e exploratório, realizou-se uma busca no banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informações em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletrônic Library Online (SCIELO) e Bancos de dados em enfermagem (BDENF).

Resultado:

A violência doméstica é caracterizada como qualquer forma de violência praticada dentro do contexto familiar, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial. Entre os tipos de violência sofrida pela mulher, os mais citados e de maiores danos são a verbal, física e emocional. A violência doméstica contribui para o aumento da mortalidade materna, bem como para o aumento dos números de óbitos perinatais, baixo peso ao nascer, abortos e nascimentos prematuros.

Conclusão:

Percebeu-se que a violência contra gestantes não tem momento para acontecer e independem de raça, cor, escolaridade e classe social. Observou-se que o profissional deve ampliar seu olhar para os pequenos sinais implícitos nas palavras das mulheres violentadas, pois ele tem um papel de extrema importância no enfrentamento desse problema, afinal ele é o primeiro contato com a gestante vulnerável. (AU)
Biblioteca responsable: BR1759.1
Ubicación: BR1759.1