Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Diagnósticos de enfermagem segundo a taxonomia da NANDA internacional para sistematização da assistência de enfermagem a COVID-19 / Nursing diagnoses according to the NANDA International taxonomy for systematizing nursing assistance to COVID-19

Queiroz, Amanda Gabrielle Silva; Souza, Rafael Zondonadi de; Sottocornola, Sara Ferreira; Barbosa, Shirley Junqueira; Pinheiro, Fernando Augusto; Souza, Laurindo Pereira de.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 8(1): 1-6, 01/01/2020. ilus
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1102830

Objetivo:

narrar as manifestações clínicas das vítimas da COVID-19 com base em evidências científicas e propor os principais diagnósticos de enfermagem de acordo com a Taxonomia da NANDA Internacional.

Método:

A pesquisa foi realizada com base em estudos que revelaram os sinais e os sintomas das vítimas positivas para COVID-19 que evoluíram de forma leve a grave. A busca dos estudos foi realizada nas bases de dados MEDLINE, LILACS e BDENF, nos idiomas inglês e português, com recorte temporal de dezembro de 2019 a abril de 2020, por meio da associação dos DeCs "coronavírus", "pandemia", "enfermagem" e COVID-19, utilizando o operador booleano "AND", "OR" e "NOT".

Resultados:

Após a leitura e o refinamento, foram selecionados 13 estudos segundo o objetivo e a proposta do tema. Foram abordados, ao longo do artigo, os principais sinais e sintomas, as medidas de segurança perante o vírus, os fatores de risco, diagnósticos e as intervenções de enfermagem, sendo expostos 15 diagnósticos de enfermagem segundo a NANDA.

Conclusões:

este estudo possui relevâncias esclarecedoras concernentes às condutas nos casos de confirmação ou suspeita da infecção pelo novo Coronavírus, a fim de estabelecer a sistematização da assistência, auxiliando o profissional enfermeiro a manejar, de forma satisfatória, sua prática clínica e gerencial perante os eventos relacionados à COVID-19.
Biblioteca responsable: BR1780.2