Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Promovendo Educação em Saúde com adolescentes: estratégia didática e experiência discente / Promoting Health Education with adolescents: didactic strategy and student experience

Castro Júnior, André Ribeiro de; Oliveira, Maria Alice; Silva, Maria Rocineide Ferreira da.
Saúde Redes ; 5(2): 175-184, abr. - jun. 2019.
Artículo en Portugués | LILACS-Express | ID: biblio-1116205

Objetivo:

apresentar e debater uma estratégia didática, no bojo das metodologias ativas, problematizadoras e a correspondente experiência de aprendizagem, na perspectiva dos facilitadores.

Método:

Trata-se de um relato de experiência descrito por atores de um projeto de extensão vinculado a Universidade Estadual do Ceará. Possui um olhar qualitativo, que abordou a problemática desenhada a partir de métodos observacionais e descritivos. A vivência se deu no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte, no bairro Mondubim, na cidade de Fortaleza-Ceará. No período de março a novembro de 2018.

Resultados:

A experiência junto aos adolescentes demonstra a extensão universitária como alternativas para se buscar maneiras de interação, facilitando o alcance do estabelecimento de relação com os sujeitos. O reconhecer da saúde para além das intervenções biológicas potencializa a lógica das ações educativas como resolutivas a questões dos sujeitos ao mesmo que emancipatória na dupla facilitador-sujeito, nesse sentindo, as dinâmicas empregadas nas oficinas permitiram a compreensão dos facilitadores sobre a construção de um processo educativo-participativo, estimulando os adolescentes a atuarem como sujeitos reflexivos e ativos na vivência ensino-aprendizagem.

Conclusão:

O presente estudo contribui para a ampliação dos conhecimentos sobre as potencialidades da educação para- com o adolescente, demonstrando-as como ferramentas importante para possibilitar um cuidado do sujeito, onde este toma para si conhecimento, articulando saberes diversos para melhoria de suas práticas. Vale ressaltar a percepção sobre a necessidade de implementação de estratégias educativas que se valham de metodologias participativas, para incentivar a participação e a construção coletiva de saberes
Biblioteca responsable: BR1973.9