Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Potencialidades e fragilidades no acesso ao tratamento oncológico: perspectiva de mulheres mastectomizadas / Potencialidades y debilidades em el acceso al tratamiento del cáncer: perspectiva de las mujeres mastectomizadas / Potentialities and weaknesses in access to cancer treatment: perspective of mastectomized women

Manorov, Maraisa; Souza, Jeane Barros de; Madureira, Valéria Silvana Faganello; Reis, Luana.
Rev. enferm. UFSM ; 10: 7, 2020.
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS, BDENF - Enfermería | ID: biblio-1117935

Objetivo:

identificar potencialidades e fragilidades na rede de atenção à saúde para o acesso ao tratamento (cirúrgico, quimioterápico e ou radioterápico) de mulheres mastectomizadas.

Método:

estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, com dez mulheres mastectomizadas. A coleta de dados realizou-se por meio de entrevistas semiestruturadas, analisadas conforme a análise de conteúdo.

Resultados:

a falta de profissionais qualificados para atender essa demanda e de informações sobre a doença foram citadas como problemas. Como potencialidades as mulheres referiram a oferta do tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde e o acompanhamento realizado pela equipe multiprofissional.

Conclusão:

o atendimento dos profissionais e a reconstrução mamária destacaram-se como potencialidades no tratamento oncológico, enquanto a falta de informações e de profissionais qualificados foram fragilidades evidenciadas, cabendo a equipe multiprofissional e gestores reconhecerem as necessidades deste público para qualificação da assistência.
Biblioteca responsable: BR568.1