Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Fatores associados à amputação não traumática em pessoas com Diabetes Mellitus: um estudo transversal / Factors associated with non-traumatic amputation in people with Diabetes Mellitus: a cross-sectional study

Diniz, Iraktania Vitorino,; Oliveira, Patrícia Simplício de,; Santos, Isabel Cristina Ramos Vieira,; Matos, Suellen Duarte de Oliveira,; Costa, Isabelle Katherinne Fernandes,; Costa, Marta Miriam Lopes,; Soares, Maria Julia Guimaraes Oliveira,.
Rev. eletrônica enferm ; 21: 1-9, 2019. tab
Artículo en Inglés, Portugués | BDENF - Enfermería, LILACS | ID: biblio-1119022
Objetivou-se verificar os fatores associados à amputação não traumática em pessoas com Diabetes Mellitus. Estudo transversal com 212 pacientes de um hospital público do estado da Paraíba. A coleta de dados ocorreu através de entrevista, de junho de 2013 a junho de 2014. As variáveis investigadas foram ocorrência de amputações, faixa etária, sexo, procedência, anos de estudo, renda familiar e características clínicas. Foram utilizados o odds ratio e o modelo de regressão logística para predizer a probabilidade da variável amputação em função das variáveis explanatórias. Os fatores associados à ocorrência de amputação foram tempo da doença (p=0,006), tempo de procura por atendimento (p=0,001), gangrena (p=0,001) e tabagismo (p=0,016). Verificou-se um alto risco para amputação associada a tempo de diabetes, tempo de procura por atendimento, gangrena e tabagismo, chamando atenção para maiores esforços direcionados à identificação da complicação e o precoce referenciamento à atenção de maior complexidade.
Biblioteca responsable: BR584.1