Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Maria Aurineide da Silva Nogueira, protagonista da enfermagem na Universidade de Brasília / María Aurineide da Silva Nogueira, protagonista de la enfermería en la Universidad de Brasilia / Maria Aurineide da Silva Nogueira, protagonist of nursing at the University of Brasília

Silva, Karina Líbia Mendes da; Batista, Priscila Aparecida Barbosa; Cruz, Keila Cristianne Trindade da; Faustino, Andréa Mathes; Nogueira, Ligia Maria da Silva Azevedo.
Hist. enferm., Rev. eletronica ; 10(1): 44-50, 20190601.
Artículo en Portugués | BDENF - Enfermería, LILACS | ID: biblio-1120825

Objetivo:

descrever a trajetória de vida e profissional da enfermeira e professora Maria Aurineide da Silva Nogueira e sua contribuição para o curso de graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB).

Métodos:

estudo histórico-social com base em fonte oral, por meio do depoimento de uma colaborada da pesquisa e fonte escritas provenientes do acervo histórico do Centro de Memória do Departamento de Enfermagem da UnB.

Resultados:

a professora teve atuação de destaque no cenário nacional e regional com participação ativa como membro pioneiro em organizações de Enfermagem no Rio de Janeiro, além de tornar possível a implantação do curso na UnB.

Conclusão:

os achados possibilitaram identificar que a enfermeira Maria Aurineide foi uma das grandes protagonistas da enfermagem brasiliense por desempenhar papel essencial na ampliação da formação dos profissionais da enfermagem tornando-se um grande exemplo de enfermeira e docente por onde passou.
Biblioteca responsable: BR905.1