Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Por que elas não usam?: um estudo sobre a não adesão das adolescentes aos metodos contraceptivos e suas repercussões / Why they do not use?: a study about the accession of adolescents not contraceptive methods and their implications

Silva, Maria Regina Bernardo da; Silva, Leandro Andrade da; Maturana, Halene Cristina Armada; Silva, Raquel Bernardo da; Santos, Márcia Esequiel dos; Figueredo Filho, Valdise.
Saúde Redes ; 1(4): 75-83, out. - dez. 2015.
Artículo en Portugués | LILACS-Express | ID: biblio-1122068
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define adolescência como uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta, que ocorre entre os 10 e 19 anos de idade.

Objetivo:

Compreender o que leva as adolescentes à gravidez não planejada.

Métodos:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória do tipo pesquisa de campo. A coleta de informações foi realizada com 13 gestantes adolescentes menores de 19 anos cadastradas em uma Clinica da Familia em Padre Miguel, no Rio de Janeiro no período entre agosto a setembro 2015 .

Resultados:

As adolescentes entrevistadas são gestantes,se auto declararam pardas, solteiras, tem baixa escolaridade, moram com os pais e vivem com a renda familiar em torno de 1 salário mínimo. Tiveram sua menarca entre 12 e 14 anos, com relação ao início da atividade sexual , 46,15% relataram usar camisinha de vez em quando, 38,46% informaram ter recebido orientação sexual através dos amigos e 31,53% tinham parceiro fixo. Constatou-se conhecimento insuficiente e pouco ou quase nenhuma utilização de método contraceptivo, informam efeitos colaterais , objeção do parceiro no uso da camisinha tanto para prevenir gravidez quanto DST's.

Conclusão:

Reforça-se a importância de investimentos na Educação sexual dos adolescentes e a equipe de saúde, esteja atenta no desenvolvimento de ações na promoção, reflexão e conscientização dos adolescentes em relação as questões da anticoncepção, gerando mudanças de comportamento e respeitando a capacidade individual em receber e processar as informações para utilizá-las corretamente.
Biblioteca responsable: BR1973.9