Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Percepção dos moradores de uma ocupação urbana sobre o 'empoderamento' em saúde / Perception of residents of an urban occupation about 'empowerment' in health

Almeida, Shirley Pereira de; Torres, Lilian Machado; Simim, Daniele Aguiar; Paula, Patrícia Pinto de; Departamento de Clínica MédicaSouza, Nathan Mendes.
Saúde debate ; 44(125): 335-348, Abr.-Jun. 2020.
Artículo en Portugués | LILACS-Express | ID: biblio-1127457
RESUMO Aglomerados populacionais em ocupações urbanas revelam desigualdades sociais, condições desfavoráveis de habitação e saúde, com impactos negativos na qualidade de vida. Contexto desafiador, dada a relação entre condições de moradia, de vida e de saúde, faz-se essencial a legitimação de direitos e deveres sociais dos indivíduos. Objetivou-se analisar a percepção dos moradores de ocupação urbana sobre 'empoderamento' em saúde. Pesquisa exploratória de abordagem qualitativa sobre a percepção dos moradores da ocupação urbana Eliana Silva II (ES), em Belo Horizonte (MG), acerca do 'empoderamento' em saúde. A coleta de dados ocorreu após aprovação nos Comitês de Ética em Pesquisa. Utilizou-se roteiro semiestruturado de entrevista. A amostra totalizou nove participantes residentes na ocupação, com mais de 18 anos de idade e, pelo menos, um ano de residência. A análise, à luz do referencial de Bardin, evidenciou duas categorias temáticas Saúde e determinação social reconhecendo as influências sobre a saúde das pessoas; Protagonizando a própria história o movimento de luta em busca da garantia dos direitos à saúde. Para que as necessidades dos moradores da ocupação estejam na pauta de prioridade do governo, faz-se necessário mobilizar. A luta para conquista e garantia dos direitos é fundamental.
Biblioteca responsable: BR1.1