Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Reflexões sobre saúde com imigrantes haitianos pelo Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire / Reflections on health with Haitian immigrants through Paulo Freire's Research Itinerary

Souza, Jeane Barros de,; Heidemann, Ivonete Teresinha Schülter Buss,; Walker, Fernanda,; Schleicher, Maira Lidia,; Champagnoni, Juliana Praxedes,.
Rev. eletrônica enferm ; 22: 1-7, 2020.
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS, BDENF - Enfermería | ID: biblio-1130067
Tem-se por objetivo compreender o conceito de saúde dos imigrantes haitianos e suas possibilidades para promover saúde diante das vulnerabilidades que vivenciam. Pesquisa qualitativa, tipo ação participante, fundamentada no Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, constituído de três fases investigação temática; codificação e descodificação; desvelamento crítico. Contou-se com a participação de 10 imigrantes haitianos, estudantes de uma universidade federal do sul do Brasil. Através do círculo de cultura resultou-se que o conceito de saúde para os haitianos é heterogêneo, constituindo-se em ausência de doença, bem-estar, felicidade, família, espiritualidade, alimento e trabalho. Os haitianos motivaram-se a promover saúde por meio da alimentação saudável, exercícios físicos, aprimoramento do idioma e organização do tempo para possibilitar o lazer. Conclui-se que os participantes refletiram sobre seu contexto, buscando estratégias para promover saúde, empoderando-se mutuamente. Isto ocorreu pela possibilidade de transformar suas realidades com novos significados sobre saúde, desejando promover a qualidade de vida.
Biblioteca responsable: BR584.1