Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Incidentes e eventos adversos notificados em âmbito hospitalar / Incidents and adverse events notified at hospital level

Mascarello, Andréia; Massaroli, Aline; Pitilin, Erica de Brito; Araújo, Jeferson Santos; Rodrigues, Maria Eduarda; Souza, Jeane Barros de.
Rev Rene (Online) ; 22: e60001, 2021. tab, graf
Artículo en Portugués | BDENF - Enfermería, LILACS | ID: biblio-1155267
RESUMO Objetivo identificar os incidentes e eventos adversos notificados em um hospital de grande porte. Métodos estudo retrospectivo, realizado com base em dados extraídos das fichas de notificações manuscritas, disponibilizados pelo Núcleo de Segurança do paciente de um hospital de grande porte. Analisaram-se as seguintes variáveis tipo de incidente, conforme as metas internacionais de segurança; gravidade dos incidentes com dano; e medidas propostas para minimizar os efeitos do incidente notificado. Resultados entre as 1167 notificações, 653 (66,8%) dos incidentes estavam relacionados com farmacovigilância, 563 (48,6%) apresentavam-se como potencial dano, 355 (28,7%) ocasionaram dano ao paciente e destes, 228 (68,0%) foram de intensidade leve. Ações propostas estavam descritas em 705 (60,4%) das notificações. Conclusão as notificações permitiram identificar um elevado número de incidentes com potencial para causar dano, denotando falhas passíveis de serem minimizadas com a implantação de protocolos institucionais e capacitação profissional.
Biblioteca responsable: BR6.1