Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Análise da integração ensino-serviço para a formação de residentes em medicina de família e comunidade / Analysis of the teaching-service integration for training residents in family and community medicine

Oliveira, Anderson Milfont Feitosa de; Moreira, Maria Rosilene Cândido; Xavier, Samyra Paula Lustoza; Machado, Maria De Fátima Antero Sousa.
Rev. bras. educ. méd ; 45(1): e003, 2021. graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1155896
Resumo

Introdução:

A integração entre as instituições de ensino e os serviços de saúde na formação de residentes médicos requer mudanças em ambas as partes envolvidas, principalmente no cenário assistencial, fazendo-se necessária remodelação da cultura dos atores sociais que constituem o SUS.

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi efetuar, pelo mapeamento das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, o diagnóstico situacional da integração ensino-serviço em um Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC).

Método:

Trata-se de pesquisa-intervenção com preceptores e gestores de saúde de um município do estado do Ceará, no Brasil. Os dados foram coletados pela entrevista semiestruturada, submetidos à Classificação Hierárquica Descendente (CHD) com auxílio do software IRaMuTeQ, analisados conforme eixos da matriz SWOT (forças, fraquezas, oportunidades, ameaças) e discutidos com apoio da literatura.

Resultados:

As classes de cada CHD originaram os fatores de cada eixo da matriz SWOT, delineando como pontos fortes parceria entre os agentes de integração e inclusão do residente no cotidiano das equipes; pontos fracos distanciamento entre preceptor e instituição de ensino e ausência de estratégias de valorização da preceptoria; oportunidades perspectiva de o programa servir como ferramenta de gestão da saúde; e ameaças problemas na gestão dos equipamentos da saúde, com reflexos sobre a estrutura dos serviços, gestão do programa e qualidade da formação.

Conclusões:

A análise da matriz SWOT viabilizou a identificação de pontos fortes e fragilidades no PRMFC, viabilizando a elaboração de estratégias para o fortalecimento da integração ensino-serviço, na perspectiva de melhoria da gestão, formação e execução do cuidado em saúde.
Biblioteca responsable: BR1.1