Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Remoção de pré-maxila em paciente com fissura labiopalatina: relato de caso / Removal of the premaxilla in patient with cleft lip and palate: case report

Rodrigues, Rafael Drummond; Silva, Larissa Oliveira Ramos; Galvão, Alana Chaves; Espinheira, Paula Rizerio D'Andrea; Cheffer, Letícia de Almeida; Azevedo, Roberto Almeida de.
Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.) ; 42(1): 44-48, jan.-abr. 2021. ilus
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-1252869
Diversas anomalias craniofaciais acometem os seres humanos, dentre estas podem ser citadas as fissuras labiopalatinas. Ocorrem devido à mal formações congênitas e comprometem o desenvolvimento orofacial e maxilo-mandibular, gerando complicações estéticas e funcionais. O momento para abordagem cirúrgica em pacientes com deformidade deste tipo é crucial para atingir o melhor resultado. Entretanto, muitos deles não procuram atendimento ou não tem acesso aos centros especializados. A pré-maxila em portadores de fissura labiopalatina transforame bilateral, não submetidos a tratamento cirúrgico na infância, é comumente protruída, impedindo o desenvolvimento e função adequada da musculatura perioral/ Ainda, pode causar dificuldades alimentares,de fonação e, principalmente, estético. O objetivo do presente trabalho é relatar o caso de uma paciente acompanhada no serviço de cirurgia bucomaxilofacial OSID/UFBA, portadora de fissura labiopalatina, submetida à remoção de pré-maxila em idade adulta. O fechamento da fenda palatina não foi possível devido a idade da paciente e o grau de desenvolvimento do palato, tendo indicado tratamento com uso de prótese obturadora. Considera-se que quanto mais precoce e associado a uma boa técnica cirúrgica forem realizadas as intervenções primárias, menores serão as sequelas. Consequentemente, os resultados estéticos e funcionais serão mais prováveis, sendo desnecessária a remoção cirúrgica da pre-maxila(AU)
Biblioteca responsable: BR186.1
Ubicación: BR186.1