Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Qual o risco de disfonia em trabalhadores que usam a voz em ambiente universitário? / What is the risk of dysphonia in workers who use their voice in a university environment?

Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia OcupacionalSilva, Bruna Gabriela Mechi da; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia OcupacionalSimões-Zenari, Marcia; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia OcupacionalNemr, Katia.
Audiol., Commun. res ; 26: e2429, 2021. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1285387
RESUMO Objetivo avaliar o risco de disfonia e a presença de alteração vocal em profissionais de diferentes categorias que atuam em ambiente universitário. Métodos pesquisa transversal com uso do Protocolo de Rastreio de Risco de Disfonia para análise das variáveis gênero, idade, hidratação, tabagismo, categoria profissional e demanda vocal e para cálculo do escore final. A gravação da voz ocorreu no ambiente de trabalho, com uso do protocolo Consenso da Avaliação Perceptivo-Auditiva da Voz - CAPE-V. A análise perceptivo-auditiva foi feita por juízes. Os dados foram comparados entre os grupos alto/baixo risco de disfonia e presença/ausência de alteração vocal. Resultados participaram 80 indivíduos, média de idade de 47,7 anos, 84% do gênero feminino. Observou-se alto risco de disfonia em 70% deles e alteração vocal em 34%. Hidratação insuficiente e tabagismo foram frequentes. No grupo com risco elevado de disfonia e presença de alteração vocal destacaram-se os funcionários da área administrativa e, no grupo com menor risco e sem alteração, os funcionários da saúde. Idade mais avançada foi associada à presença de alteração vocal, independentemente dos grupos. Conclusão a identificação do alto risco de disfonia e a relevante presença de alterações vocais em indivíduos de diferentes categorias profissionais que fazem parte do ambiente universitário sugerem a necessidade de propostas de ações preventivas e de promoção de saúde do trabalhador.
Biblioteca responsable: BR663.1