Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Análise microbiológica e correlação do ph da água dos bebedouros utilizada para o consumo humano em escolas do município de Alagoa Grande ­ Paraíba / Microbiological analysis of the water of drinking fountains used for human consumption in schools of the county of Alagoa Grande ­ Paraíba

Alencar, Eduardo da Silva; Barros, Rayanna Santana; Silva Junior, Roberto Carlos Vieira da; Torquato, Silvana Câmara; Marques, Wennedy Luiz Silva.
Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.) ; 19(3): 457-465, dez 5, 2020. ilus, fig
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1357952
Introdução: a análise microbiológica das águas em escolas é de suma importância, visto que crianças em idade escolar são extremamente vulneráveis podendo desenvolver doenças por causa das condições do seu sistema gastrointestinal. Objetivo: avaliar os parâmetros microbiológicos da água de bebedouros destinados ao consumo humano de escolas de Alagoa Grande ­ PB. Metodologia: foram realizadas avaliações microbiológicas das águas disponíveis nos bebedouros, analisando a potabilidade, bem como as torneiras destes, fazendo levantamento da quantidade de fungos e bactérias encontrados. Os testes foram realizados nos laboratórios do Centro Universitário Maurício de Nassau ­ Campina Grande. Resultados: 24% das amostras estudadas apresentaram positividade para o grupo coliforme e termotolerante, portanto, não estão em estado potável para o consumo, e que a manutenção da limpeza dos bebedouros que armazenam a água está deficiente, revelando elevado número de microrganismos e presença de contaminação de todos. Conclusão: as higienizações dos aparelhos, bem como o monitoramento da água consumida nas escolas, são essenciais no controle de doenças que obviamente prejudicam o rendimento escolar dos alunos. As escolas em parcerias com instituições de saúde devem se mobilizar no sentido de capacitar e educar os funcionários que realizam a limpeza dos bebedouros, os alunos e a comunidade que os utilizam, visando a colaboração de todos para melhorar a qualidade da água consumida.
Biblioteca responsable: BR342.1