Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Percepção da prematuridade por familiares na unidade neonatal: estudo Transcultural / Perceptions of relatives on premature birth in a neonatal intensive care unit: A cross-cultural study

Torres Nascimento, Ana Celi Silva; Cedraz Morais, Aisiane; de Lima Souza, Sinara; Ortiz Whitaker, Maria Carolina.
rev.cuid. (Bucaramanga.2010) ; 13(1): 1-13, 20221213.
Artículo en Portugués | LILACS, BDENF - Enfermería, COLNAL - Colombia-Nacional | ID: biblio-1369073

Introdução:

Conhecer a prematuridade pela percepção das famílias de recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal sob a perspectiva Transcultural.

Materiais e Métodos:

Pesquisa qualitativo, descritiva e exploratória. Foram realizadas Observação participante e entrevistas semiestruturadas com 16 familiares de recém-nascidos internados na unidade neonatal de uma maternidade pública do interior baiano. Utilizou-se o software Interface de R pour analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires® e análise de conteúdo.

Resultados:

Emergiram quatro categorias O prematuro em suas particularidades na percepção da família; Sentimentos familiares ocasionados pela prematuridade; A espiritualidade como estratégia para significar a prematuridade; A prematuridade por meio dos cuidados profissionais. Discussões Compreender as experiências das famílias no ambiente neonatal pode contribuir com os profissionais de saúde e instituições na reorientação às suas práticas, visando uma assistência voltada para integralidade, identificando as singularidades de cada família e o reconhecimento da diversidade cultural.

Conclusão:

Entender a família, em suas necessidades e cultura, colabora com uma assistência mais humana e eficaz, onde a família fará parte do planejamento e da tomada de decisão para cuidar do prematuro amplamente, respeitando o biológico, como também, fatores sociais e psicológicos, contemplando integralmente, o prematuro e sua família.
Biblioteca responsable: CO646.1