Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Uso de EPIs e seu impacto na saúde do cirurgião-dentista em tempos de Covid-19 / Use of PEES and its impact on the health of the dental surgeon in Covid-19 times

Persczel, Milena Gabrieli; Vieira, Rúbia da Rocha; Conde, Alexandre; Pigozzi, Lucas Bozzetti; Paulus, Marília; Bellan, Mariá Cortina.
Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.) ; 43(3): 24-32, set.-dez. 2022. tab
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-1381063
O objetivo do presente estudo foi identificar quais EPIs foram utilizados pelos cirurgiões-dentistas e a relação destes EPIs com a presença de dores osteomusculares em virtude do novo estilo de vida profissional ocasionado pelo SARS-CoV-2. Foram aplicados dois questionários com a temática por intermédio da plataforma Google Forms®. Os participantes da pesquisa (n= 110) tiveram acesso aos questionários via e-mail e através das redes sociais. A análise de dados foi realizada por meio de teste qui-quadrado com nível de confiança de 95%. Os resultados obtidos demonstraram predomínio de indivíduos do sexo masculino, com idade entre 21 a 29 anos, solteiros, entre 1 a 10 anos de formado, possuindo renda mensal de 1 a 5 salários-mínimos, especialistas, atuando em consultório particular, com atualizações para atendimento durante o período de pandemia. Observou-se relação estatisticamente significativa (p<0,05) na utilização de gorro durante os atendimentos odontológicos para os profissionais que realizaram atualizações para atendimento durante o período de pandemia da COVID-19. Em relação aos demais EPIs não houve relação estatisticamente significativa (p>0,05). No que diz respeito às dores osteomusculares, observou-se relação estatisticamente significativa (p<0,05) apenas entre a utilização de avental descartável e o relato de dores na região do pescoço, ombro e costas. Ademais, não foi possível observar relação estatisticamente significativa (p>0,05) entre EPIs e dores osteomusculares. Pôde-se concluir que uma grande parcela dos cirurgiões-dentistas adotou medidas de proteção contra o novo Coronavírus (SARS-CoV-2), utilizando os EPIs recomendados para executar atendimento durante o período pandêmico. Com relação às dores osteomusculares, os participantes relataram dor com ou sem a utilização de EPIs, porém ao utilizarem avental descartável, houve predominância de sintomatologia na região do pescoço, ombros e coluna(AU)
Biblioteca responsable: BR186.1
Ubicación: BR186.1