Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Competências para práticas avançadas de enfermagem na atenção primária à saúde no contexto brasileiro / Competences for advanced practice nursing in primary health care in the Brazilian context

Rewa, Talita.
São Paulo; s.n; 2018. 99 p
Tesis en Portugués | LILACS, BDENF - Enfermería | ID: biblio-1395849

Introdução:

O enfermeiro de prática avançada é o profissional que desenvolveu uma base de conhecimento especializado, habilidades complexas para tomada de decisão, competências clínicas com alto nível de autonomia e integra em sua atuação profissional a pesquisa, a educação, a prática assistencial direta e a gestão. A Atenção Primária à Saúde (APS) brasileira é um cenário com grande potencial para desenvolvimento de práticas avançadas de enfermagem.

Objetivo:

Construir um perfil de competências para a prática avançada de enfermagem no contexto da Atenção Primária à Saúde brasileira.

Método:

estudo exploratório e de abordagem qualitativa, que no referencial teórico-metodológico adotou as seis etapas propostas por Zarifian para construção de competências. Foram os sujeitos da pesquisa egressos do mestrado profissional na Atenção Primária no Sistema Único de Saúde e da residência uniprofissional em Atenção Básica na Saúde da Família, ambos da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Realizou-se uma oficina de trabalho para elencar ações com potencial para prática avançada de enfermagem, a partir de um mapa com ações desempenhadas pelos enfermeiros na APS. O material empírico resultante foi submetido à análise de discurso para posterior construção das competências. Foram seguidos todos os preceitos éticos.

Resultados:

Participaram do estudo oito sujeitos, sendo dois egressos do mestrado profissional e seis da residência profissional. Os sujeitos reconhecem que a prática avançada de enfermagem amplia as ações e prática clínica dos enfermeiros e que a residência profissional é um modelo potente para formação de práticas avançadas de enfermagem. Foram identificadas 29 ações com potencial para a prática avançada do enfermeiro na APS. As competências construídas com base nessas ações foram prática clinica ampliada, integralidade do cuidado, autonomia para tomada de decisões complexas, ser referência para a formação continua de profissionais de enfermagem e no desenvolvimento de pesquisa.

Conclusão:

elaborou-se um perfil de competências para a formação enfermeiros de práticas avançadas para a APS. Estudos posteriores serão necessários para ampliar e aprofundar essas competências, com o envolvimento de outros sujeitos, como gestores, apoiadores técnicos e profissionais da Atenção Primária.
Biblioteca responsable: BR41.1
Ubicación: BR41.1