Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Violência intrafamiliar: conhecimento e conduta dos cirurgiões-dentistas de Caicó (RN) / Intrafamily violence: knowledge and conduct of dentists from Caicó (RN)

Pereira, Francisca Janiele Pinheiro; Da Silva, Matheus Lopes; Emiliano, Gustavo Barbalho Guedes; Moura, Jamile Marinho Bezerra de Oliveira; Pessoa, Daniela Mendes Da Veiga.
Rev. Bras. Odontol. Leg. RBOL ; 8(2): 59-70, 20210927.
Artículo en Portugués | LILACS-Express | ID: biblio-1436829

Introdução:

A violência intrafamiliar é amplamente identificada como negligência e abuso de crianças e adolescentes; violência doméstica contra mulheres, maus-tratos de idosos e de pessoas portadoras de deficiência. É dever ético-legal dos cirurgiões-dentistas realizarem a notificação compulsória frente a esses casos.

Objetivo:

Verificar o conhecimento e a conduta dos cirurgiões-dentistas sobre a violência intrafamiliar no município de Caicó-RN, Brasil. Material e

Métodos:

Estudo descritivo, transversal, e com abordagem quantitativa. A amostra do estudo foi constituída por 66 cirurgiões-dentistas do município de Caicó-RN. A coleta dos dados foi realizada através da aplicação do questionário adaptado já validado por Mythri (2015). A análise dos dados se deu por estatística descritiva.

Resultados:

53% (n=35) dos cirurgiões-dentistas afirmaram ter atendido vítimas de violência intrafamiliar. Dentre os quais, apenas 37,9% questionaram aos seus pacientes sobre os motivos da violência. A conduta do cirurgião-dentista mais citada frente à casos de violência, foi aconselhamento. Pode-se apontar que 87,9% dos profissionais afirmaram conhecer os sinais, sintomas e lesões orofaciais decorrentes da violência intrafamiliar e o mais relatado foi o hematoma. Os profissionais demonstraram ser cientes da localização anatômica das agressões da violência intrafamiliar na região de atuação do profissional da Odontologia.

Conclusão:

Os cirurgiões-dentistas possuem conhecimento satisfatório no que diz respeito ao reconhecimento dos sinais e sintomas decorrentes das lesões orofaciais causadas pela violência intrafamiliar. Porém, no que se referem a como proceder diante dos casos, as suas condutas se mostram insuficientes e contraditórias.
Biblioteca responsable: BR1932.9