Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Internações evitáveis de idosos no estado do Ceará: estudo ecológico descritivo / Avoidable hospitalizations of the elderly in the state of Ceará: a descriptive ecological study

Oliveira, Francisco Eduardo Silva de; Moreira, Andréa Carvalho Araújo; Carvalho, Natalia Reis de; Fernandes, Naiara Teixeira; Azevedo, Samir Gabriel Vasconcelos; Silva, Maria Adelane Monteiro da.
Mundo saúde (Impr.) ; 46: e11552021, 2022.
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS-Express | ID: biblio-1437449
Estudos que avaliam as Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP) são relevantes no campo da saúde, pois se referem à indicadores da atenção hospitalar que representam uma medida indireta do efeito da Atenção Primária em Saúde (APS), partindo-se da premissa de que a APS de boa qualidade evita/reduz internações no público idoso. O presente artigo objetivou descrever o comportamento das ICSAP em idosos de 60 a 74 anos no estado do Ceará. Trata-se de um estudo ecológico descritivo que analisou a evolução temporal das taxas anuais de ICSAP em idosos nas cinco macrorregiões de saúde do estado do Ceará, no período de 2008 a 2019. Os dados secundários referentes às internações e à projeção da população residente para o cálculo das taxas foram extraídos, respectivamente, do sistema de informação hospitalar e do banco de dados demográficos, ambos contidos no Tabnet do Departamento de Informática do SUS. No período de 2008 a 2019 ocorreram 686.906 internações nas cinco macrorregiões de saúde do estado do Ceará, destas (298.002) foram por condições sensíveis. A maior taxa de ICSAP (452,99) ocorreu na macrorregião do Cariri. Houve predominância de idosos homens (4,731) na faixa etária de 70-74 anos (5.893) e por condições crônicas (2.195,3). Observou-se redução das internações por condições sensíveis à atenção primária no período estudado, exceto na região do sertão central. A diminuição das internações de idosos no estado do Ceará pode estar relacionada a uma atenção primária mais resolutiva na atenção ao idoso.
Biblioteca responsable: BR839