Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Percepção dos enfermeiros sobre a transição do cuidado na alta hospitalar / Nurses' perception about the transition of care at hospital discharge

Duarte, Bruna; Zugno, Paula; Rodrigues, Letícia Vieira de Oliveira; Birolo, Ioná Vieira Bez; Soratto, Jacks; Ceretta, Luciane; Tomasi, Cristiane Damiani.
Mundo saúde (Impr.) ; 47: e12942022, 2023.
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS-Express | ID: biblio-1452587
Existe uma clara lacuna na transição entre Atenção Hospitalar (AH) e Atenção Primária à Saúde (APS). A efetividade da Transição do Cuidado (TC) depende de uma excelente capacidade de comunicação entre profissionais e serviços, sendo a alta hospitalar um momento crítico. O objetivo deste estudo foi investigar as percepções dos enfermeiros da Atenção Hospitalar (AH) e Atenção Primária em Saúde (APS) sobre aspectos da alta hospitalar Trata-se de um estudo transversal e quantitativo realizado com dados de enfermeiros atuantes na AH e na APS no estado de Santa Catarina. Os dados foram coletados entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, por meio de formulário eletrônico. Foi realizada análise descritiva e inferencial. Para comparação entre grupos utilizou-se teste de qui-quadrado de Pearson. Há algumas sobre posições nas percepções dos enfermeiros da AH e APS sobre a temática, sendo que consideram importante o acompanhamento do paciente após a alta hospitalar (54; 91,5%), entende que existe pouca e fraca comunicação entre serviços de saúde (52; 88%). Ainda, são realizadas orientações verbalmente para pacientes e familiares no momento da alta (32; 54,2%), pouca informação é compreendida pelos pacientes (47; 79,7%) e o plano de alta não é individualizado (30; 50,8%), na maioria dos casos. A comunicação é uma grande fragilidade na alta hospitalar, que se expressa nesse estudo, pela percepção dos enfermeiros de uma comunicação fraca entre AH e APS, pela fragilidade do plano de alta e orientações realizadas verbalmente. A melhoria do processo de transição do cuidado, especialmente a alta hospitalar, permite uma assistência à saúde mais integrada, segura e centrada no paciente. O investimento em estratégias que aprimorem esse processo é essencial para a qualidade do cuidado.
Biblioteca responsable: BR839