Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Prevenção do câncer de colo uterino em homens transgênero: desafios e novas perspectivas de rastreio / Prevention of cervical cancer in transgender men: challenges and new screening perspectives

Sampaio, Anna Caroline Loyola; Coelho, Jéssica dos Santos; Conrado, Paloma Luna Maranhão; Luna, Valda Lúcia Moreira; Galvão, Pauliana Valéria Machado; Conrado, George Alessandro Maranhão.
FEMINA ; 51(4): 245-249, 20230430. ilus
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1512402
O homem transgênero apresenta alta susceptibilidade às neoplasias de colo uterino devido à escassez de exames preventivos. O estudo objetiva levantar informações acerca dos desafios e estratégias para a promoção do rastreio e prevenção do câncer cervical em homens transgênero. Trata-se de uma revisão integrativa, desenvolvida em seis etapas a partir da pergunta norteadora "Quais os desafios e estratégias atuais para a promoção do rastreio efetivo e prevenção de câncer de colo uterino em homens transgênero?". Utilizaram-se descritores combinados com operador booleano "cervical cancer" AND "transgender persons", e foram incluídos artigos completos de 2018 a 2022. Verificou-se que os desafios enfrentados incluem preconceito, despreparo profissional e susceptibilidade à disforia de gênero. Estudos mostraram benefícios relacionados ao uso de swabs vaginais autocolhidos para reduzir o impacto psicológico do exame Papanicolaou, com vistas a reduzir os desafios enfrentados por essa população, e a necessidade de implementar estratégias que aumentem a adesão aos serviços de saúde.
Biblioteca responsable: BR1365.1