Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Diabetes mellitus no Brasil: características clínicas, padrão de tratamento e custos associados ao cuidado da doença / Diabetes Mellitus in Brazil: clinical characteristics, standard treatment choice and cost

Saraiva, José Francisco Kerr; Hissa, Miguel Nasser; Felício, João Soares; Cavalcanti, Catarina Addobbati Jordão; Saraiva, Gabriela Luporini; Piha, Tony; Chacra, Antônio Roberto.
J. bras. econ. saúde (Impr.) ; 8(2): 80-90, ago. 2016.
Artículo en Portugués | ECOS, LILACS | ID: biblio-2063

Objetivo:

Descrever a utilização de recursos de saúde associados ao tratamento do Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) no sistema público de saúde brasileiro, assim como o padrão de tratamento e seus eventos adversos, a ocorrência de complicações vasculares e o controle metabólico nos pacientes.

Métodos:

Estudo observacional, retrospectivo, conduzido em 4 centros do Sistema Único de Saúde envolvendo pacientes com DM2. Os dados foram coletados dos prontuários médicos de setembro a dezembro de 2013. Foi conduzida análise descritiva considerando três faixas de duração da doença desde o seu diagnóstico e a estratificação dos pacientes de acordo com o período recordatório e presença de complicações vasculares.

Resultados:

161 pacientes foram analisados. Os principais esquemas terapêuticos utilizados foram a combinação de metformina, insulina NPH e insulina regular; de glibenclamida e metformina; e metformina isolada. A associação metformina e insulina apresentou maior frequência de eventos adversos (28,9%) e a glibenclamida, metformina e insulina, menor frequência (5,7%). A maioria dos pacientes mostrou complicações microvasculares, sendo nefropatia e neuropatia frequentes em todos os estratos analisados. Em pacientes com DM2 avançado (≥ 15 anos de duração), a retinopatia mostrou-se prevalente. A frequência de eventos macrovasculares variou de 21,3% a 37,9% entre os grupos, sendo a doença coronariana a mais frequente. Um custo total médio de R$ 931,88±1.400,75 por paciente foi observado para os pacientes sem complicações vasculares e de R$ 1.212,37±1.012,38 para aqueles com complicações.

Conclusão:

Informações relevantes sobre o manejo de pacientes brasileiros com DM2 foram descritas, sugerindo alta frequência de complicações vasculares e maiores custos associados a elas.
Biblioteca responsable: BR1925.9
Ubicación: BR600