Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Evolução eletrocardiográfica e sorológica de pacientes com doença de Chagas crônica acompanhados por seis anos após o tratamento com benzonidazol / Electrocardiographic and serological evolution of patients with chronic Chagas disease followed-up for six years after treatment with benzonidazole

Andrade, Mônica Coelho; Rocha, Eduardo Arrais; Costa, Alanna Carla da; Lima, Danilo de Andrade; Silva Filho, José Damião da; Bezerra, Fernando Schemelzer de Moraes; Barbosa, Welida Guerreiro Sales; Oliveira, Maria de Fátima.
RELAMPA, Rev. Lat.-Am. Marcapasso Arritm ; 29(4): f:141-l:149, out.-dez. 2016. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-831725
Introdução: O tratamento com benzonidazol na fase crônica da doença de Chagas ainda permanece controverso. O presente estudo objetiva avaliar a efetividade da quimioterapia com benzonidazol em pacientes chagásicos crônicos por meio de análises sorológica e eletrocardiográfica. Método: Estudo prospectivo histórico, com acompanhamento eletrocardiográfico e sorológico pelos métodos imunoenzimático (ELISA) e de imunofluorescência indireta uma vez por ano, antes e após o tratamento, entre 2005 e 2011. No perfil sociodemográfico dos 30 pacientes acompanhados o predomínio era do sexo masculino, faixa etária entre 25-64 anos, com primeiro grau incompleto e em sua maioria agricultores. Resultados: A análise sorológica por ELISA demonstrou queda significativa da densidade óptica das amostras coletadas antes (2005) e após o tratamento com benzonidazol (2011). Em relação à imunofluorescência indireta, os pacientes se mantiveram inalterados durante o acompanhamento (variação de no máximo uma diluição entre as amostras basal e final). Na avaliação eletrocardiográfica, 76,2% (16/21) dos pacientes apresentaram manutenção dos laudos eletrocardiográficos ao longo do estudo. Conclusão: Foram observadas regressões nas análises sorológicas dos pacientes tratados com benzonidazol, acompanhados por 6 anos, além da manutenção dos padrões eletrocardiográficos iniciais na maioria dos casos, o que pode sugerir um efeito benéfico do fármaco no tratamento desses pacientes na fase crônica da doença de Chagas.
Biblioteca responsable: BR44.1
Ubicación: BR44.1