Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Sequestros de bancários e seus impactos psicossociais e na saúde do trabalhador / Kidnapping of bank employees and its psychosocial impacts on their health

Medeiros, Graziella Ferrari de; Leporini, Juliana; Lucca, Sergio Roberto de.
Rev. bras. med. trab ; 15(1): 42-53, jan.-mar. 2017.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-833587

Contexto:

Essa pesquisa tem como objetivo analisar a história de vida e trabalho dos bancários vítimas de sequestro e suas consequências psicossociais e laborais por meio da investigação das características da organização do trabalho bancário.

Objetivo:

Compreender, a partir da perspectiva dos bancários vítimas, o que significou a experiência do sequestro e apresentar propostas de promoção de saúde para essa população em risco.

Método:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa a partir de entre-vistas em profundidade com quatro bancários vítimas de sequestro. As entrevistas foram transcritas pela pesquisadora com auxílio de um programa conhecido como VoiceNote II.

Resultados:

Os resultados obtidos demonstram o impacto psicossocial negativo do sequestro na vida das vítimas, agravado pelo inadequado manejo dessas ocorrências por parte dos bancos, intensificando as manifestações de transtornos psíquicos após o evento traumático.

Conclusão:

Este estudo espera contribuir para discussões com os atores sociais implicados e na revisão das formas de gestão e organização do trabalho dos bancos com vistas à preservação da segurança e saúde dos bancários. A gravidade desse tipo de violência ao trabalhador deveria também receber maior atenção da saúde e segurança públicas.
Biblioteca responsable: BR1.1