Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Associação entre os sintomas da disfunção Temporomandibular e sua relação com fatores psicológicos em comunidades de Cuiabá-MT / Association between the symptoms of temporomandibular Dysfunction and its relationship with psychological factors In Cuiabá-MT communities

Oliveira Júnior, Gilmar Jorge de; Cruz, José Nilton da; Ditos, Laiane; Candido, Layla Nayane dos Santos; Caldas, Lorena Frange.
Rev. odontol. Univ. Cid. São Paulo (Online) ; 29(1): 32-41, Jan.-Abr. 2017. tab
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-849533
A articulação temporomandibular (ATM) estabelece a ligação móvel entre o osso temporal e a mandíbula, é uma articulação do tipo sinovial, que se inter-relaciona anatômica e cinesiologicamente com as articulações adjacentes e da coluna cervical. Entre as diversas alterações da ATM, encontram-se as desordens temporomandibulares (DTM), termo este empregado para unir um grupo de problemas clínicos de articulação, dos músculos mastigatórios e estruturas situadas em local próximo. A presença dos sintomas psicológicos pode gerar consequências para o indivíduo e o grupo social em que vive.

Objetivo:

O presente estudo tem por objetivo analisar a prevalência de DTM nos moradores das comunidades de Cuiabá-MT e sua associação com fatores psicológicos.

Metodologia:

Trata-se de um estudo exploratório transversal, de abordagem quanti-qualitativa, realizada no município de Cuiabá-MT, com 120 voluntários de ambos os sexos.

Resultados:

Mostraram que há uma maior prevalência em indivíduos do sexo feminino, com companheiro, que trabalham e estudam e não católicos. Discussão No que se diz respeito ao questionário EADS-21, a depressão teve maior destaque, para o SF-36 a única variável que não apresentou associação foi à limitação por aspecto físico.

Conclusão:

Os resultados indicaram que a prevalência dessa doença pode ser alta, tendo relação com fatores psicológicos.
Biblioteca responsable: BR1853.9