Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Análise bioética do transplante de face no Brasil / Bioethical analysis of face transplantation in Brazil

Batista, Katia Torres; Seidl, Eliane Maria Fleury.
Rev. bras. cir. plást ; 32(3): 421-427, jul.-set. 2017.
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS | ID: biblio-868293

INTRODUÇÃO:

Atualização sobre os aspectos bioéticos do transplante facial. Estudo de revisão da literatura sobre a situação atual dos transplantes de órgãos e de face, a importância da face humana, e a face humana como órgão vital.

MÉTODOS:

Revisão bibliográfica narrativa com análise documental acerca dos transplantes de face nos últimos 10 anos.

RESULTADOS:

Na base de dados PubMed foram encontradas 8259 publicações com a palavra-chave em face transplantation, face transplantation and bioethics em 28 artigos e em organ transplant ethics em em 4877 publicações; documentos relacionados à legislação encontrados na ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos).

CONCLUSÃO:

A experiência dos países com o transplante de face demonstrou que é uma opção viável para reconstrução de graves lesões faciais, entretanto, é considerado um procedimento experimental com alto risco de complicações, altos custos, envolve equipe multidisciplinar e a necessidade do uso vitalício de imunossupressores. Até o momento, é indicado para um pequeno grupo de pacientes. Do ponto de vista bioético, vale contextualizar que, apesar da obtenção do termo de consentimento, é necessário avaliar qual é o nível de risco aceitável para o participante da pesquisa. Quem será o responsável pelos custos relacionados ao procedimento? Quando os recursos públicos podem ser utilizados para justificar os direitos individuais em detrimento dos direitos públicos?
Biblioteca responsable: BR32.1
Ubicación: BR32.1