Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Construindo cenários de simulação: pérolas e armadilhas / Developing simulation scenarios: pearls and pitfalls

Neves, Fábio Fernandes; Pazin-Filho, Antônio.
Sci. med. (Porto Alegre, Online) ; 28(1): ID28579, jan-mar 2018.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-878571

OBJETIVOS:

Por meio de uma revisão da literatura, este artigo visa organizar diretrizes concisas de elaboração de cenários para utilização em treinamentos simulados, discutindo aspectos práticos da aplicação dessa metodologia na área da saúde.

MÉTODOS:

As buscas foram feitas nas bases de dados PubMed, Web of Science e LILACS, incluindo artigos nos idiomas inglês, espanhol e português, publicados entre agosto de 1997 e julho de 2017. Os descritores incluíram os termos scenario-based training, scenario-based simulation, scenario preparation, script development, simulation scenario e case-based teaching, e equivalentes em português e espanhol. Os descritores foram baseados nos termos utilizados em artigos, pois ainda não foram indexados descritores específicos nas bases de dados ou nos Descritores em Ciências da Saúde. A pesquisa foi limitada aos artigos de revisão, diretrizes práticas, comentários, editoriais e cartas ao editor. Somente foram incluídos artigos que tratassem da metodologia de construção de cenários de simulação.

RESULTADOS:

Foram acessados 1.128 artigos e eleitos os 20 que preencheram os critérios de inclusão. A maioria dos estudos tratava de situações clínicas específicas, não discutindo a metodologia de construção dos cenários. A análise dos 20 estudos possibilitou a elaboração de diretrizes para construção de cenários, as quais foram didaticamente divididas em três seções construindo um cenário em oito passos, pérolas na construção de cenários de simulação e armadilhas no desenvolvimento de cenários.

CONCLUSÕES:

A construção de cenários de simulação deve ser planejada e estruturada de acordo com s objetivos de aprendizagem propostos, os quais devem ser claros e sinérgicos com o restante do conteúdo curricular. Além disso, é fundamental a adequação do grau de fidelidade do cenário aos objetivos de aprendizagem, visto que cenários excessivamente produzidos são caros e podem produzir fascinação excessiva, dispersando a atenção do estudante. Por outro lado, cenários de baixa fidelidade podem dificultar a imersão dos participantes na atividade. Como em todo projeto, devem-se investir recursos em planejamento de modo a facilitar a sua execução e, consequentemente, aumentar a sua efetividade.
Biblioteca responsable: BR1323.1