Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Sala de aula invertida para o ensino do conteúdo abertura coronária em Endodontia / Flipped classroom for the teaching of access cavity preparation in Endodontics

Melo Júnior, Paulo Maurício Reis de; Maia, Sandra Maria Alves Sayão; Cunha, Rodolfo Scavuzzi Carneiro da; Espíndola Júnior, Edval; Bollela, Valdes Roberto.
Rev. ABENO ; 18(2): 182-191, maio 2018. graf
Artículo en Portugués | BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-908811
O objetivo deste estudo foi avaliar a sala de aula invertida como estratégia de ensino-aprendizagem para o conteúdo abertura coronária. O material didático para estudo prévio individual pelos estudantes foi disponibilizado online por meio de um software/aplicativo para desktop e dispositivos móveis contendo textos, imagens e vídeos demonstrativos. Nas aulas presenciais, o estudo prévio foi avaliado por um teste individual e em grupos houve discussão das respostas individuais monitorada pelo professor. Em seguida, foi apresentado um caso-problema, acompanhado de questões a serem resolvidas. Houve discussão das respostas até o entendimento e solução do problema apresentado. Vídeos com a sequência dos procedimentos para abertura coronária de elementos dentários simulados foram projetados antes e durante a execução da prática laboratorial. Por meio das respostas dos questionários de expectativa e de avaliação do método, 92,8% concordaram ser um método adequado para o aprendizado do tema proposto, apesar da maioria (64,2%) reconhecer que teriam dificuldades para o domínio do conteúdo. Após a atividade laboratorial, 100% dos estudantes estavam satisfeitos e confirmaram que o método contribuiu para o seu aprendizado. Além disso, 92,8% concordaram que a estratégia de ensino superou as expectativas e que estavam motivados para outras experiências. Os dados da autoavaliação de aquisição de competências pré e pós sala de aula invertida comprovaram que houve aprendizado significativo pelos estudantes e todos foram considerados habilitados baseados nos dados após a observação das habilidades pelo professor. Concluiu-se que a estratégia da sala de aula invertida foi adequada para o estudo do conteúdo abertura coronária (AU).
Biblioteca responsable: BR1264.1