Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Características fisiológicas do cafeeiro em competição com plantas daninhas / Physiological characteristics of coffee plants in competition with weeds

Matos, Christiano da Conceição de; Fialho, Cintia Maria Teixeira; Ferreira, Evander Alves; Silva, Daniel Valadão; Silva, Antonio Alberto da; Santos, José Barbosa dos; França, André Cabral; Galon, Leandro.
Biosci. j. (Online) ; 29(5): 1111-1119, sept./oct. 2013. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-946736
Quando plantas estão submetidas à alta competição, as características fisiológicas normalmente são alteradas, o que resulta em diferenças no aproveitamento dos recursos do ambiente, principalmente no uso da água, que influencia de modo direto a disponibilidade de CO2 no mesofilo foliar e a temperatura da folha e, conseqüentemente, a eficiência fotossintética da planta. Diante do exposto, objetivou-se com este trabalho avaliar as características associadas à atividade fotossintética de folhas jovens e maduras em plantas de cafeeiro cultivadas em competição com Mucuna aterrima, Brachiaria plantaginea e Brachiaria decumbens, bem como, o efeito da densidade dessas espécies daninhas na cultura. As folhas mais maduras do cafeeiro se diferenciaram das folhas mais jovens por apresentar maiores valores de taxa fotossintética (A), taxa de transpiração (E), condutância estomática (Gs), consumo de CO2 (C) e a eficiência no uso da água (EUA) (exceto quando a cultura é cultivada na presença de B. decumbens). O aumento da densidade de M. aterrima promoveu o incremento do C e da E das plantas de café, assim como, o cultivo com B. decumbens aumentou a Concentração de CO2 subestomática (Ci) da cultura; já para B. plantaginea não houve influência da densidade nos parâmetros fisiológicos estudados. Pode-se concluir que as plantas de M. aterrima são mais competitivas quando presentes em menores densidades, influenciando negativamente o C, a Gs, a E e a A do cafeeiro, já B. decumbens possui maior habilidade competitiva quando em maior densidade, reduzindo a E, Gs e a A do cafeeiro.
Biblioteca responsable: BR396.4