Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Políticas de Saúde de adolescentes e jovens no contexto luso-brasileiro: especificidades e aproximações / Adolescent and youth health policies in the Portuguese-Brazilian context: specificities and approximations

Schaefer, Rafaela; Barbiani, Rosangela; Nora, Carlise Rigon Dalla; Viegas, Karin; Leal, Sandra Maria Cezar; Lora, Priscila Schmidt; Ciconet, Rosane; Micheletti, Vania Dezoti.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 23(9): 2849-2858, set. 2018. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-952750
Resumo O objetivo deste artigo é caracterizar a produção científica sobre políticas e programas de saúde de adolescentes no Brasil e em Portugal no período 2010-2017. Estudo de revisão da literatura, baseado no método de "Scoping Review". A questão de investigação como se caracteriza a produção científica sobre políticas e programas de saúde de adolescentes do Brasil e de Portugal? As buscas foram realizadas no mês de outubro de 2017, nas plataformas BVS, EBSCO e Google Acadêmico. Foram selecionados 22 estudos, 17 brasileiros e 5 portugueses. Foram identificadas sete categorias temáticas transversais avaliação de políticas e programas; promoção e educação para a saúde; saúde mental; saúde sexual e reprodutiva; violência; saúde bucal e saúde nutricional. Conclui-se que, embora em contextos sociais distintos, as temáticas refletem áreas tradicionais de intervenção das políticas e programas, com exceção daquelas decorrentes do fenômeno da violência estrutural, marcadamente presente na realidade brasileira. Ainda, ausência de temáticas emergentes como identidades de gênero, fluxos migratórios e morbimortalidade por causas externas, revelando possível vazio assistencial das políticas e programas e um campo necessário a ser explorado.
Biblioteca responsable: BR1.1