Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Formação de gestores como estratégia para o fortalecimento da regionalização da saúde / Managers' training as a strategy for strengthening regionalization of health

Ferreira, Jessica; Celuppi, Ianka Cristina; Baseggio, Lilian; Geremia, Daniela Savi; Larentes, Gessiani Fátima; Hillesheim, Adriana Cristina.
Rev. enferm. UFPE on line ; 12(4): 1179-1184, abr. 2018.
Artículo en Portugués | BDENF - Enfermería | ID: biblio-970831

Objetivo:

relatar a experiência das oficinas de educação permanente com os gestores municipais de saúde da região oeste de Santa Catarina frente à conformação das redes de atenção à saúde, na busca por estratégias para o fortalecimento da gestão e do princípio da regionalização.

Metódo:

estudo descritivo, tipo relato de experiência, em que foram utilizadas metodologias ativas para o desenvolvimento das oficinas com 48 participantes.

Resultados:

os principais resultados apontam para as dificuldades dos gestores frente às articulações entre os serviços públicos e privados, as pactuações intermunicipais, a falta de engajamento dos profissionais de saúde na qualificação da gestão, o subfinanciamento crônico do SUS e o pouco uso dos instrumentos de gestão pública.

Conclusão:

os avanços destacados para regionalização estão relacionados ao consórcio intermunicipal, a atuação proativa das instâncias colegiadas de tomada de decisão e a realização de atividades de educação permanente que fortalecem as relações entre os atores regionais.(AU)
Biblioteca responsable: BR9.1