Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Desafios no atendimento aos casos de violência doméstica contra a mulher em um município Matogrossense / Challenges regarding cases of domestic violence against women in a city in Mato Grosso

Nascimento, Vagner Ferreira do; Rosa, Tamires Fortunato de Lima; Terças, Ana Cláudia Pereira; Hattori, Thalise Yuri; Nascimento, Valéria Ferreira do.
Arq. ciências saúde UNIPAR ; 23(1): 15-22, jan-abr. 2019.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-979968
O estudo objetivou identificar os principais desafios do atendimento aos casos de violência doméstica contra mulheres em um município de Mato Grosso. Trata-se de estudo descritivo, exploratório e com abordagem qualitativa. Realizado com oito profissionais de Estratégias de Saúde da Família. A coleta de dados ocorreu no período de dezembro de 2017 a janeiro de 2018, por meio de entrevistas gravadas, guiadas por questão norteadora aberta correspondente ao objetivo do estudo. A partir das narrativas, empregou-se a análise de conteúdo, do tipo temática. A identificação de casos de violência pelos profissionais do estudo parece ser uma tarefa complexa e limitante; circunstância que dificulta a implementação de uma assistência mais efetiva. A Estratégia de Saúde da Família é vista como uma porta de entrada favorável à identificação dos casos de violência, contudo, percebe-se a dificuldade dos profissionais em lidar e reconhecer esse tipo de agravo. Com o estudo, foi possível evidenciar alguns obstáculos encontrados pelos profissionais na identificação de casos de violência doméstica, assim como os enfrentamentos diante de denúncias e acompanhamento dos envolvidos.
Biblioteca responsable: BR513.1