Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Capacidade funcional e resiliência em idosos hospitalizados / Functional capacity and resilience in hospitalized older adults

Leão, Luiza Rosa Bezerra; Ferreira, Vitor Hugo Sales; Faustino, Andréa Mathes; Cruz, Keila Cristianne Trindade da; Santos, Carla Targino Bruno dos.
Rev. enferm. UFPE on line ; 12(6): 1500-1506, jun. 2018. ilus, tab
Artículo en Portugués | BDENF - Enfermería | ID: biblio-981860

Objetivo:

identificar a capacidade funcional e a resiliência em idosos hospitalizados.

Método:

estudo quantitativo, transversal e descritivo realizado com 59 idosos internados em um hospital universitário. Aplicaram-se instrumentos de avaliação da capacidade funcional, resiliência e dados sociodemográficos.

Resultados:

constatou-se uma baixa resiliência em 28% dos idosos, média resiliência em 32% e alta resiliência em 39%. Entre os idosos mais independentes, o escore de maior frequência para a resiliência foi alto, enquanto os mais dependentes obtiveram escores de média a baixa resiliência.

Conclusão:

destaca-se a importância da realização da avaliação de resiliência e capacidade funcional como avaliação de rastreio em idosos, pois as baixas resiliência e capacidade funcional na avaliação inicial podem permitir a identificação de idosos com menor potencial de reabilitação e, assim, favorecer um melhor planejamento da alta pelos profissionais de saúde e uma alta hospitalar precoce.(AU)
Biblioteca responsable: BR9.1