Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Percepções de qualidade de vida e as experiências de violências em idosos / Perceptions of quality of life and experiences of violence in the elderly

Moura, Leides Barroso Azevedo; Noronha, Vanessa Mara Alves da Silva; Vieira, Ana Beatriz Duarte; Faustino, Andréa Mathes.
Rev. enferm. UFPE on line ; 12(8): 2146-2153, ago. 2018. ilus, tab
Artículo en Portugués | BDENF - Enfermería | ID: biblio-994467

Objetivo:

descrever as experiências de violências e a autopercepção da qualidade de vida e saúde após os 60 anos de idade.

Método:

estudo quantitativo, transversal e descritivo desenvolvido com 100 idosos comunitários. Utilizaram-se, para a coleta de dados, os instrumentos Qualidade de Vida (WHOQOL-BREEF), Avaliação do Estado Mental e questionário sobre a ocorrência de violências.

Resultado:

constatou-se uma maior frequência de idosos do sexo feminino (62%), com ensino fundamental incompleto (43%) e renda familiar de até um salário mínimo (46%). Mais da metade dos idosos (62%) declarou não ter uma boa qualidade de vida e 38% descreveram sentimentos compatíveis com o desespero, a ansiedade e a depressão. Observou-se que 73% sofreram algum tipo de violência destacando-se o insulto e a discriminação (40% e 35%, respectivamente), o abandono (31%), o abuso financeiro (15%) e a agressão física (12%). Não se observou relação entre sofrer violência e autopercepção de saúde e qualidade de vida (p-valor de 0,5587).

Conclusão:

destaca-se a importância da identificação e magnitude das violências nesse segmento populacional, pois as intervenções interdisciplinares e intersetoriais precisam estar articuladas com o setor saúde e, assim, favorecer o protagonismo do idoso no enfrentamento às violências.(AU)
Biblioteca responsable: BR9.1