Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Dinâmicas sociais, familiares e vulnerabilidades de mulheres privadas de liberdade / Social and family dynamics and vulnerabilit y of incarcerated females

Gusmão, Maria Aparecida de Jesus Xavier; Terças-Trettel, Ana Cláudia Pereira; Nascimento, Vagner Ferreira do; Hattori, Thalise Yuri; Brescovit, Luiz Eduardo; Atanaka, Marina; Lemos, Elba Regina Sampaio de.
Saude e pesqui. (Impr.) ; 12(1): 159-168, jan.-abr. 2019. tab, ilus
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-994864
O objetivo deste trabalho foi identificar as dinâmicas familiares, sociais e vulnerabilidades de mulheres privadas de liberdade. Estudo descritivo, exploratório e misto, realizado com 57 reeducandas de uma cadeia pública feminina de Mato Grosso. A coleta de dados foi realizada entre outubro de 2016 e outubro de 2017. A análise dos dados pautou-se no Modelo Calgary de Avaliação da Família. Entre as características familiares da estrutura interna e externa predominaram heterossexuais, com estrutura familiar coletiva, residiam com os familiares antes do aprisionamento e com seus filhos. O ciclo de vida familiar era caracterizado por adultos com crianças, e ordem de nascimento intermediária. Os limites da família foram descritos como flexíveis e a totalidade das reeducandas exercem papel passivo na estrutura familiar. Prevaleceu famílias extensas, com alguma crença religiosa, com destaque para relato de ambientes familiares harmoniosos. As características familiares desestruturadas foram identificadas como importante aspecto, que contribui para inserção da mulher no crime.
Biblioteca responsable: BR313.1