Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Produção acerca de gênero nos doutorados em enfermagem no Brasil / Production about gender in nursing doctorates in Brazil

Souza, Uilma Santos de; Lima, Claudia Feio da Maia; Marques, Patrícia Figueiredo; Rivermales, Maria da Conceição Costa; Cordeiro, Rosa Cândida; Rodrigues, Isadora Reis.
Rev. enferm. UFPE on line ; 12(11): 3125-3132, nov. 2018. ilus, tab
Artículo en Portugués | BDENF - Enfermería | ID: biblio-998067

Objetivo:

analisar a produção de conhecimento acerca da categoria de gênero nas teses de doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem no Brasil.

Método:

trata-se de revisão integrativa, referente ao período de janeiro/2001 a dezembro/2017, na qual foram utilizados os bancos de teses de Pós-Graduação em Enfermagem do Brasil, com os critérios nota Capes ≥ 4; título, resumo ou palavras-chave gênero ou gênero e saúde e disponibilidade on-line e na íntegra nos bancos de teses dos Programas de Pós-Graduação.

Resultados:

analisaram-se 28 teses de doutorado que atenderam aos critérios de inclusão. De acordo com os resultados e considerando a região onde funcionam os Programas de Pós-Graduação em Enfermagem que discutem gênero, 15 teses (53,57%) foram publicadas na região Sudeste, nove (32,14%) na região Nordeste e quatro (14,28%) na região Sul. As temáticas discutidas englobaram gênero e adoecimento crônico, com oito produções (28,57%); gênero e demandas de saúde, com oito (28,57%) e vulnerabilidade e gênero, com 12 (42,85%).

Conclusão:

revela-se, pelas teses analisadas neste estudo, a importância do conhecimento de Enfermagem acerca das questões associadas à categoria de gênero e suas devidas implicações à saúde cooperando para a qualidade do cuidado.(AU)
Biblioteca responsable: BR9.1