Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Haemagogus janthinomys and Haemagogus leucocelaenus naturally infected with yellow fever virus in Federal District, Brazil, 2007-2008/Infecção natural de Haemagogus janthinomys e Haemagogus leucocelaenus pelo vírus da febre amarela no Distrito Federal, Brasil, 2007-2008

Obara, Marcos Takashi; Monteiro, Hamilton; Paula, Marcia Bicudo de; Gomes, Almério de Castro; Yoshizawa, Maria Amélia Cavalcanti; Lira, Ana Raquel; Boffil, Maria Isabel Rao; Carvalho, Maria do Socorro Laurentino de.
Epidemiol. serv. saúde ; 21(3): 457 - 463, 2012. mapas, graf
Artículo en Portugués | IEC | ID: iec-11108

Objetivo:

investigar a infectividade natural de Haemagogus janthinomys e Haemagogus leucocelaenus pelo vírus da febre amarela em áreas com notificação de casos humanos e epizootia em primatas não humanos no Distrito Federal (DF), Brasil.

Métodos:

realizaram-se capturas de Culicidae utilizando capturador de Castro e puçá, no período de dezembro de 2007 a fevereiro de 2008; a identificação taxonômica e o isolamento viral foram realizados no Instituto Evandro Chagas/ Ministério da Saúde; a inoculação em camundongo e o teste de imunofluorescência indireta foram realizados para identificar o agente viral.

Resultados:

amostras deHg. janthinomys e Hg. leucocelaenus procedentes da Região Administrativa de São Sebastião/DF apresentaram positividade para o vírus amarílico.

Conclusão:

a confirmação de infectividade natural por Hg. janthinomys e Hg. leucocelaenus sugere que as áreas pesquisadas são receptivas e vulneráveis ao vírus da febre amarela, tornando imprescindível aprimorar as estratégias de sua vigilância epidemiológica no Distrito Federal.(AU)
Biblioteca responsable: BR275.1
Ubicación: PCIEC2012 / BR275.1