Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Colombia

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

In vitro antimicrobial activity of surface disinfectants on fungi and bacteria/Atividade antimicrobiana, in vitro, de desinfetantes de superfície sobre fungos e bactérias

Dutra, Mateus José; Pizzolatto, Gabriela; Grisa, Natália; Zenatti, Patrícia Borsatto; Bittencourt, Marcos Eugênio de; Pavinato, Larissa Corrêa Brusco; Funk, Paulo do Prado; Palhano, Huriel Scartazzini; Corralo, Daniela Jorge.
Rev. Pan-Amaz. Saude ; 13(e202200994)2022. ilus.; tab
Artículo en Portugués | IEC | ID: iec-20896
As superfícies em ambientes de assistência a saúde são facilmente contaminadas. As medidas de desinfecção são essenciais para o controle de infecções.

OBJETIVOS:

Avaliar e comparar, in vitro, a ação antimicrobiana de desinfetantes de superfície sobre fungos e bactérias, utilizando o método de fricção.

MATERIAIS E MÉTODOS:

As superfícies de duas mesas foram desinfetadas com álcool 70%, sob fricção, divididas em 64 partes e contaminadas com suspensão microbiana padronizada de fungos e bactérias com turvação correspondente ao número 6 da escala de McFarland. Os desinfetantes testados foram álcool 70% (A70), ácido peracético 0,2% (AP), dióxido de cloro 7% (DC) e cloreto de benzalcônio 5,2% com polihexametileno biguanida 3,5% (CBPB) que foram friccionados, durante 10 s nas áreas contaminadas. As amostras foram coletadas antes (controle positivo) e após a desinfecção, em triplicata, semeadas em meio de cultura e incubadas por 48 h a 37 ºC.

RESULTADOS:

O crescimento microbiano foi observado pela presença de unidades formadoras de colônias (UFC) no ágar. Candida albicans foi o microrganismo mais resistente aos produtos selecionados, com exceção do AP, que demonstrou ação contra todos os microrganismos testados. O CBPB foi o único desinfetante que não reduziu a formação de UFC.

CONCLUSÃO:

O AP obteve o melhor efeito antimicrobiano, sendo a opção mais segura para a desinfecção de alto nível. O A70 e o DC são indicados para a desinfecção intermediária. O CBPB não reduziu a formação das UFC, portanto não é indicado para protocolos de desinfecção.
Biblioteca responsable: BR275.1
Ubicación: BR275.1